Pesquisar no blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Diaspora, a rede social open source que desafia o Facebook

A Diaspora, a tão aguardada rede social baseada em código aberto, abriu oficialmente suas portas na terça-feira (23/11) – pelo menos para um punhado de participantes convidados.

“A cada semana, convidaremos mais gente”, afirmaram os desenvolvedores por trás do projeto, em blog que anunciou a versão alfa do serviço. “Ao começar com pequenos passos, poderemos identificar rapidamente problemas de performance e entregar recursos o mais rapidamente possível.”

Tanta cautela pode ser necessária, dado o grau de frescor do código-fonte. Em setembro, quando a primeira versão do código foi tornada pública, especialistas criticaram quase que imediatamente o trabalho por trazer inúmeras falhas de segurança.

Por enquanto, o Facebook não precisa ficar preocupado com a nova concorrência. Mas o serviço é um de vários que tentam se apoiar em projetos open source para entregar software e serviços de rede social.
A lista desses serviços inclui o Identica, um serviço de mensagens semelhante ao Twitter construído em software open source, e o GNU Social, da Free Software Foundation.
Related Posts with Thumbnails