Pesquisar no blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

'Vírus poliglota' se espalha por mensageiros instantâneos após clique em link falso

Uma nova família de vírus para computador está se espalhando por computadores via programas de mensagem instantânea. O alerta foi dado pela Kaspersky Lab, desenvolvedora de softwares antivírus.
De acordo com a empresa, o que faz o vírus diferente de pragas anteriores é que ele abrange vários programas como Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, Skype, Paltalk Mesenger, ICQ, Google Talk e o Xfire, serviço de chat usado por gamers. A praga IM-Worm.Win32.Zero II usa treze línguas diferentes, inclusive o português.
Uma vez que o computador é infectado, o vírus realiza uma espécie de varredura na lista de contatos de todos os mensageiros instantâneos instalados na máquina. Na sequência, ele reenvia a praga para todos os contatos identificados. O vírus chega para o usuário por meio de uma mensagem com um link falso para uma foto interessante. Ao clicar, ocorre a contaminação.
A praga IM-Worm.Win32.Zero II pode assumir o controle do computador sem o consentimento do usuário. Logo após a infecção, o vírus, automaticamente, baixa outros programas maliciosos para a máquina da pessoa.
Pelo fato de o vírus oferecer suporte a várias línguas, isso pode fazer com que cibercriminosos classifiquem os computadores infectados por país e programa utilizado. Esse tipo de informação é útil para que o criminoso envie comandos próprios para cada tipo de programa e possa, por exemplo, criar uma rede de envio de spams.
Até o momento, os países com o maior número de PCs infectados, segundo a Kaspersky Lab, são México, Brasil, Peru e Estados Unidos. Porém, Índia, países europeus, como a Espanha, e países africanos apresentaram ocorrências de contaminação.


Fonte: UOL Related Posts with Thumbnails